Investimento, Preço e Valor…

Sempre ouvimos falar de investimento, preço e valor, e estes conceitos são um pouco confusos para a maioria das pessoas, afinal para que servem quando precisamos decidir entre a compra de um bem ou outro.

Investimento

Investimento é um ato saudável,  é pensar no seu futuro.

É se privar de um recurso disponível no presente, visando recebê-lo de volta no futuro acrescido de sua valorização (pessoal, profissional, financeiro, educacional, etc).

Sempre ouvimos que devemos priorizar os investimentos na educação e na poupança, e se possível em imóveis e em outras formas como, por exemplo, bolsa de valores e planos de previdência privada.

Um investimento que agrega conhecimento a sua vida pessoal ou profissional é a educação, seja através de cursos presenciais ou online.

Para este investimento dar certo não basta só o desembolso financeiro, é preciso o seu esforço de tempo e dedicação, e antes de você investir em algum curso, é interessante que também o avalie baseando-se nos conceitos abaixo, preço e valor,  que são muito diferentes:

Preço:

Preço, simplesmente é o que se paga por um produto ou serviço.

Serve de referência quando avaliamos produtos ou serviços entre si.

Normalmente é um dos itens mais importantes quando estamos avaliando algo, que pode ou não ter valor para nós

Valor:

O valor de um produto ou serviço é muito subjetivo, varia de pessoa para pessoa.

O produto ou o serviço podem ser os mesmos, ter o mesmo preço, mas cada pessoa pode perceber benefícios diferentes dependendo das suas necessidades, tais como: Qualidade, disponibilidade, status, segurança, confiabilidade, urgência, localização, etc.

Por exemplo: um veículo 1.0 pode não ter nenhum valor para quem gosta de carros esportivos, porém pode ser muito valioso para quem precisa dele para trabalhar.

Ou uma apostila de concurso público pode não ter nenhum valor para quem já trabalha na área, mas pode ser fundamental para quem esta estudando para a prova.

Custo Benefício:

Uma coisa fundamental é avaliar o custo benefício do investimento (preço efetivamente pago) em relação ao valor que o produto ou serviço oferece para atender sua necessidade.

Popularmente se diz que nada é caro quando nossa necessidade é atendida, mas é importante descrever sua necessidade e analisar o quanto o produto ou serviço ofertado esta em conformidade com suas expectativas. Valor Curos Online -investimento-custo-benefício

Para refletir:

“Vivemos em uma época onde sabemos o preço de tudo e o valor de nada!”

Oscar Wilde (escritor Irlandês 1854 – 1900).

E Você, qual a Sua opinião?

Deixe um comentário